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BANCO DE ATIVIDADES

Literatura Juvenil

Uma das questões mais pertinentes à literatura contemporânea é aquela que diz respeito à especificidade dos textos para a juventude, segmento social que se torna cada vez mais visível a partir da segunda metade do século XX. Se a infância, enquanto parcela significativa do todo social, instaura-se com o advento da modernidade e, a partir dali, providenciam-se as práticas e os objetos culturais a seu favor (entre eles, a literatura infantil), a juventude só passa a existir muito mais tarde. No Brasil, até mais ou menos 1950, as crianças saem da infância para o casamento ou trabalho, isto é, para as responsabilidades da vida adulta. Em síntese, os jovens, como os conhecemos hoje, não existem.

São os fatores relacionados ao mundo pós-moderno, entre eles a industrialização acentuada e a aceleração da sociedade de massa e da globalização, seguidas da enorme expansão dos meios de comunicação, que dão vez e voz a minorias até então silenciosas, marcadas pela raça, a cor, a religião, a opção sexual, o nível socioeconômico. Tal fragmentação acolhe os jovens, uma camada da população que passa a consumir sem ainda produzir, fazendo valer seus desejos. Nesse contexto, surge uma literatura destinada a ela, disposta a atender seus interesses, representar simbolicamente sentimentos e questões existenciais que a aflige e falar sua linguagem.

Tal produção desenvolve-se no cenário da literatura em geral, valendo-se, portanto, das representações e dos recursos estéticos consagrados, ao mesmo tempo em que parece marcar um leitor específico, que vai se desenhando no texto. Esse leitor implícito, que está afinado com os jovens que vivem no mundo de hoje, traz, assim, para o contexto da narrativa, a manifestação desse novo público. Sabe-se, no entanto, que a juventude não é homogênea, ao contrário, procura lugares sociais diferenciados e nem sempre correspondentes àqueles definidos pelos conceitos tradicionais.

Por isso, os jovens criam outros modos de convivência entre seus pares. Vivendo uma fase de intensa socialização, de busca de aceitação social e aventuras, a juventude é também um estágio de introspecção, recolhimento interior, definição de valores, descoberta de novos sentimentos, aptidões e capacidades para chegar à vida adulta.

A leitura da literatura juvenil pode, então, contribuir para que o sujeito caminhe em direção ao autoconhecimento. Ao encontrar no texto questões que dizem respeito a seu mundo, colocadas sob os mais diversos prismas, segundo a ótica de personagens vários, o leitor vai começar a posicionar-se e, mais do que descobrir o que está escrito, descobre a si mesmo. Nesse sentido, encaminha-se esta metodologia de ensino.

Construção da Leitura Literária

Para utilizar as atividades deste Banco, precisamos organizá-las de modo sequencial, de acordo com uma concepção específica de leitura. Para isso, apresentamos uma metodologia para a formação de leitores jovens baseada na hermenêutica defendida pelo filósofo francês Paul Ricoeur. A hermenêutica consiste na capacidade de compreender, de traduzir e de relacionar claramente os signos linguísticos, de maneira a revelar seus sentidos. Valendo-se de noções do existencialismo, da fenomenologia, do estruturalismo e da psicanálise, Ricoeur desenvolve um novo conceito hermenêutico, defendendo o texto como caminho ideal para a interioridade humana, através da interpretação.

Isso significa que, ao lermos e interpretarmos uma história, estamos colocando a nossa experiência de mundo em diálogo com a experiência de mundo revelada pelo texto. Como resultado, alargamos nossa própria vivência, passando a nos conhecer um pouco melhor e, assim, aprimorar nossa visão da realidade. Afinal, quanto mais nos conhecemos, mais maduros nos tornamos, aumentando nossas chances de vencer os desafios que a vida nos reserva. Por isso, para o filósofo, a obra literária só tem sentido mediante a leitura, ou seja, mediante o confronto do mundo da obra com o mundo do leitor. Não lemos apenas um texto, mas, sobretudo, nos lemos nele.

Para defender sua posição, Ricoeur denomina o processo de leitura de círculo hermenêutico, dividindo-o em três momentos: a compreensão do texto, a interpretação do texto e a apropriação do texto pelo leitor. O ato de ler pressupõe, então, três fases. Primeiro, compreendemos o que lemos, em seguida, interpretamos o que lemos e, finalmente, nos apropriamos do que lemos. É claro que não conseguimos conscientizar e separar cada uma dessas fases durante a leitura. Elas procedem simultaneamente. Porém, elas devem sempre ocorrer para que consigamos realmente vencer o círculo hermenêutico, tornando-nos donos de nossas próprias leituras. Só assim elas vão nos conduzir à descoberta de nossa identidade e da realidade que nos circunda, acarretando-nos o amadurecimento.

Vejamos, agora, cada um dos três momentos previstos pelo círculo hermenêutico ricoeuriano, a começar pela compreensão do texto pelo leitor. Compreender, segundo o filósofo, parte, inicialmente, de uma suposição. De posse de um livro, primeiramente, formulamos uma ideia sobre ele, movidos pelo título, pela ilustração da capa, pelo tema, entre outros adereços que nos fornecem pistas sobre o que vamos encontrar no seu interior. Ao ingressamos na leitura propriamente da obra, decodificando sua composição textual, ou seja, lendo-a, validamos ou não as suposições anteriormente feitas.

No entanto, a compreensão depende, antes de tudo, da condição de distanciamento entre obra e leitor. Para realmente compreendermos um texto, ele necessita estar livre de quem o escreveu. Não podemos condicionar a nossa leitura ao contexto de produção da obra ou ao estilo de vida do autor. O livro, depois de publicado, torna-se independente da época em que foi escrito e de quem o concebeu, merecendo novas interpretações por diferentes leitores de tempos e condições distintas.

Só através do diálogo com o livro literário o jovem está apto a compreendê-la, de forma a transformar a suposição inicial que dela surge em sentido próprio, validando-a. Dessa forma, ele avança no ato de leitura, excedendo o primeiro momento da compreensão, como indica Ricoeur, para atingir o segundo estágio, da interpretação. A obra tem que promover a interação com o leitor para que ele possa não só compreender como interpretar o que lê. Se o texto não permite o diálogo, impondo ao leitor um pensamento único, ele jamais vai conseguir ser dono de sua leitura, de modo a cumprir o círculo hermenêutico.

O discurso monológico, próprio de uma só voz, a do narrador, quando dissipado, é substituído pelo diálogo entre narrador e leitor, permitindo o entrecruzamento dessas duas vozes, acrescidas de muitas outras a que o texto pode dar espaço. Toda obra literária deve promover a reflexão através desse entrecruzamento de vozes, ou seja, através da interação do mundo da obra com o mundo do leitor. Ao interpretamos uma obra, após compreendê-la, relacionamos a nossa própria vivência com as vivências manifestadas pelo texto. Estabelecemos, assim, relações entre o universo textual, revelado pela sua composição, e o nosso mundo, ampliando nossas descobertas e, portanto, enriquecendo nossa identidade.

Nessa possibilidade de autoconhecimento e conhecimento de mundo proporcionado pela literatura, dá-se, de acordo com Ricoeur, o terceiro e último momento do ato de leitura, a apropriação. Atualizamos o mundo revelado pela obra numa nova situação, apropriando-nos do que lemos. Em outras palavras, recontextualizamos a obra literária de forma a nos tornarmos donos dela. Para tanto, durante esse processo, expomo-nos ao texto para dele receber novos conhecimentos, alargando nossa percepção da realidade circundante.

Compreendendo, interpretando e, finalmente, apropriando-nos do texto, vencemos o círculo hermenêutico ricoeuriano ao mesmo tempo em que ampliamos nossa própria identidade. É através dessa leitura reflexiva e voltada para a descoberta do eu que procuramos formar os leitores jovens. Nesse período, em especial a partir da 2° série, a criança já tem condições de decodificar o código linguístico, pois se encontra inicializada na prática leitora e escrita. Porém, o seu pensamento é ainda organizado por meio de operações concretas, ou seja, pelo raciocínio causal, baseado na explicação por identificação.

Metodologia Alternativa

Partindo das ideias de Paul Ricoeur, criamos um método de ensino de literatura que contém cinco etapas originadas a partir dos três momentos que compõem o círculo hermenêutico pregado pelo filósofo: compreensão, interpretação e apropriação do texto pelo leitor. A primeira etapa do método, denominada de Estímulo, compreende o momento de ingresso do aluno no universo fictício oferecido pelo livro literário. Realizamos atividades espontâneas de modo a promover descontração, interação e, finalmente, interesse de todos para a leitura. Tal etapa corresponde ao momento inicial da compreensão, quando o leitor cria suposições sobre a história a serem ou não validadas no decorrer da leitura. Mergulhar no ambiente ficcional a ser proposto pelo livro literário transpõe o jovem para uma nova representação do real, predispondo-o a ler e, assim, preparando-o para a verificação das suposições formadas.

A segunda etapa do método constitui o momento da Leitura propriamente dita, que pode se realizar em roda, em pequenos grupos, individual e silenciosa, de acordo com a técnica empregada. Nessa fase, as suposições elaboradas durante o Estímulo são experimentadas, validadas e expandidas pelo leitor que, dessa maneira, alcança a compreensão da obra, cumprindo o primeiro momento do círculo hermenêutico ricoeuriano. Enxergando o livro que tem em mãos como objeto de prazer, ele aumenta o seu interesse e a sua capacidade de interpretação.

Após essa etapa, ingressamos na Reflexão sobre a leitura, que corresponde ao segundo momento do círculo, ou seja, à interpretação. Nessa fase, comentamos, juntamente com os alunos, a obra lida, focando o tema central e sua relação direta ou não com o mundo real e as experiências individuais de cada um. Envolvido por uma espécie de conversa informal, ele sente-se confortável para expor suas ideias com relação ao texto, intensificando o exercício interpretativo. De acordo com a teoria de Ricoeur, a reflexão sobre a leitura surge como maneira eficaz para o leitor não apenas compreender, mas interpretar a obra, pois esse momento se traduz num estímulo significativo para o estabelecimento, por parte do jovem, de relações entre o mundo do texto e o seu próprio mundo.

A quarta etapa do método constitui a Atividade criativa, que representa o terceiro e último momento do círculo hermenêutico, a apropriação do texto pelo leitor. Partindo do tema da obra lida, convidamos os alunos a realizar tarefas de releitura da história. Sendo criativas, essas atividades dão seguimento ao caráter transformador da arte literária, pretendendo, antes de tudo, o amadurecimento do sujeito. Portanto, o presente método objetiva unir os atos de leitura e releitura, concebendo-os como reveladores dos processos internos internos de compreensão, interpretação e apropriação do texto pelo leitor. Criando em cima daquilo que compreendeu e interpretou, o aluno torna-se mais propício a assimilar significados próprios da narrativa lida, aumentando o conhecimento de si e da realidade que o cerca.

Finalmente, chegamos à quinta e última etapa do método, a do Socialização, também relacionada ao momento da apropriação do texto pelo leitor, uma vez que complementa a Atividade criativa. Nessa fase, os alunos têm a oportunidade de divulgar e socializar seus trabalhos, ou seja, suas apropriações singulares dos sentidos da obra lida.

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